Visual de Zach Levi no filme.

Enquanto Psych ainda estava no ar na tela do USA Network, o criador Steve Franks sempre manifestou, em entrevistas, o seu desejo de trazer dois convidados especiais para o show: a estrela de “Chuck“, Zachary Levi e o saudoso cantor David Bowie, ícone do rock que faleceu em 2016.

Os Psych’os mais antigos devem se lembrar que Z, o vilão de “Psych: The Musical“, foi um personagem escrito especialmente para Levi (não a toa o nome do personagem tem sua inicial). No entanto, Levi acabou não participando por conflitos de agenda durante as filmagens de “Thor: O Mundo Perdido“.

E então, quando chegou o momento de escreverem “Psych: The Movie“, Franks e James Roday não tiveram dúvidas e usaram isso como uma oportunidade para riscar dois nomes da lista de uma vez só. Estreando em dezembro deste ano, o especial natalino de duas horas mostrará Levi interpretando Thin White Duke, pseudônimo de Bowie nos primeiros discos de sua carreira.

Sempre fui fascinado com a época em que David Bowie interpretava ‘Thin White Duke’. Os “tempos de ouro” foram uma revolução enorme no mundo da música. Bowie foi um explorador. A partir daí, senti que seria uma ótima oportunidade de usarmos algo semelhante no roteiro: um personagem com esses mesmos sentimentos; um explorador“, explica Franks.

Além do fato de Levi interpretar um personagem inspirado em Bowie, Franks e Roday queriam mudar um pouco o ‘padrão de vilania’ que vimos durante a série. Armado com uma grande quantidade de dinheiro, Thin White Duke acaba sendo um vilão com muito mais recursos que os habituais bandidos que víamos uma vez por semana. Com isso, Shawn e Gus terão muito trabalho para detê-lo a medida que descobrem que Duke possui uma mágoa pessoal com nossa dupla de detetives. Como vingança, ele quer que Juliet, Chefe Vick e Henry paguem o preço por isso. E fará o possível e impossível para concretizar seus planos.

Eu o descreveria como um vilão do Batman“, diz Roday; com Franks acrescentando que “Ele não está abaixo de ninguém quando o assunto é ‘ter o que ele quer’. Ele é o tipo de cara que não pensa duas vezes em eliminar qualquer pessoa que sequer pensa em cruzar seu caminho“.

Ele sente que foi traído e sai do seu abismo para criar um inferno na vida do time Psych. Geralmente, com o passar dos anos, não tivemos muitos bandidos dedicados em Psych. Eles eram mais desleixados, preguiçosos, sempre deixavam pistas. Já esse cara é totalmente o oposto. Ele preparou sua vingança por um bom tempo e acho que o público vai pirar quando o time Psych juntar forças para deter esse cara, ao melhor estilo Vingadores“, diz Dulé Hill.

Por mais que Thin White Duke possa ser o vilão mais perigoso de Psych, isso não significa que ele não terá suas peculiaridades com doses de humor. Afinal, estamos falando de Psych.

Ele é uma mistura de cara elegante, bacana, estranho, descuidado e fora de controle. Tudo ao mesmo tempo”, diz Franks. “Ele é o tipo de cara que é descontrolado num minuto, mas no instante seguinte age como se nada tivesse acontecido“.

Acostumado a interpretar caras ‘gente boa’, Zachary Levi volta a abraçar um papel mais sombrio, após o cancelamento da série Heroes Reborn. Em contraste, Roday garante que trabalhar com Zach foi uma das experiências mais legais que teve com Psych.

Finalmente conseguimos trazer Zach pra família e ele veio com um monte de idéias. Eu particularmente acho que tanto os fãs de Psych quanto os de Chuck ficarão muito satisfeitos. Não apenas por apresentarmos algo que se encaixe totalmente no mundo de Psych, como também por vermos Zach fazendo algo que nunca havia feito antes“.

Psych: The Movie” estréia em dezembro, no USA Network.